Powered By Blogger

terça-feira, 9 de março de 2010

Por um futuro mais limpo e seguro

Por um futuro mais limpo e seguro

Integrado na participação da Escola Secundária da Boa Nova no TWIST – concurso que pretende despertar a atenção sobre as alterações climáticas – realizou-se na quinta-feira da passada semana uma conferência sobre Eficiência Energética que reuniu dezenas de pais, professores e alunos leceiros.


A Escola Secundária da Boa Nova participa no Concurso TWIST através do Projecto Escola Amiga do Ambiente, trabalho coordenado pela professora Sara Fernandes. O TWIST consiste num concurso promovido pela empresa EDP e pela empresa de consultadoria “Sair da Casca”.

Antes de terem a palavra aos oradores da noite, Daniela Rocha (aluna do 11.º D) leu o discurso que se destacou entre os textos dos restantes colegas, no âmbito deste projecto ligado à Eficiência Energética. A estudante leceira falou dos desastres e catástrofes naturais, alertando para o facto da “natureza poder estar a enviar avisos”.

Seguiu-se a intervenção de João Vicente, aluno do 4.º ano da FEUP – Faculdade de Engenharia da Univer-sidade do Porto, colabora no Fórum Internacional de Ciência (a decorrer em Londres), que falou do aquecimento global e das alterações climáticas, entre outros temas.

Apagar as luzes que não estão a ser utilizadas, desligar os aparelhos em vez de os deixar em modo stand by, tirar o carregador da tomada, e regular a temperatura do frigorífico e do congelador, fazer duches rápidos, usar lâmpadas economizadoras, fo-ram alguns dos conselhos dados aos presentes.

A propósito do uso de lâmpadas economizadoras e da aposta em energias renováveis, Carlos Sampaio, professor de Engenharia Electrotécnica da FEUP, ramo de computadores, e administrador de um grupo que desenvolve programas relacionados com o consumo de energia, comparou preços e tempos de duração, mostrando à assistência que uma lâmpada cara pode resultar num investimento, uma vez que a duração é maior, logo o caro torna-se barato.

Esta iniciativa contou com a presença do vereador da Educação, Correia Pinto, do presidente da Junta da Freguesia de Leça da Palmeira, Pedro Sousa e da directora da Secundária da Boa Nova, Maria José Gomes.

Os alunos ligados a este projecto distribuíram vários folhetos sobre a Eficiência Energética: “Óleo no Esgoto, Não! Coloque-o no oleão!”, foi um deles. Através deste folheto, os estudantes incentivam os leceiros a depositarem o óleo alimentar usado, em garrafa ou garrafão, na portaria da Escola da Boa Nova. Os responsáveis deste estabelecimento de ensino encarregar-se-ão de encaminhar o óleo depositado para reciclagem.
 
 
In JM

1 comentário:

  1. Importantissimo começar desde cedo a alertar os jovens, mesmo já as crianças para o perigo das alterações climaticas, e o que se pode fazer para ajudar.
    Pitt

    ResponderEliminar