Powered By Blogger

terça-feira, 16 de março de 2010

Pedido de Estacionamento

À já algumas semanas (não sei ao certo desde quando), em frente à doca existe um cartaz caricato que me chamou a atenção, em frente ao Knaipa.

O dito cartaz é este:


Como não se lê muito bem transcrevo "Queremos Parques de Estacionamento Durante as Horas do Almo, Pagamos os nossos impostos queremos que nos dêm condições".

Eu tiro o chapéu a qualquer medida de protesto social pacifico e eficaz para chamar a atenção como este, acho que mostra que a cidadania está viva e representa civismo. Não sei se este pedido já foi enviado para as estâncias competentes (vamos presumir que sim..)  mas existe algo no mesmo que me confunde. O pedido em si.

Que existam mais lugares de estacionamento é algo natural, em frente à doca não é fácil de estacionar... agora um estacionamento volante apenas nas horas de almoço acho mais dificil. Existe um pequeno parque de estacionamento próximo que tem lugares de taxi... mesmo que os taxis fossem recolocados (definitivamente ou durante o horário de almoço apenas) apenas se iriam ganhar cerca de 3 lugares de estacionamento.



Isto faz-me também pensar que as pessoas cada vez mais querem estacionar os carros dentro das lojas onde vão às compras, se fosse posivel estacionar em frente às montras melhor ainda.. se for preciso estaciona-se em segunda fila para ir ao café ou em cima do passeio, quando a uns 30 metros existia um lugar legal para estacionar. Será assim tão descabido andar 30 metros? Será que não existe num raio de 2 minutos a pé lugares para estacionar (nas ruas interiores de Leça) que na hora do "almoço" (12-14h talvez) estejam livres? Sinceramente não sei.. mas presumo que alguns lugares existam.... talvez não tanto como os carros mal estacionados, mas existem. Retirar os ecopontos para ganhar mais um ou 2 lugares também não me parece bem.

Parece-me no entanto que este pedido é legitimo de ter melhor estacionamento, mas considerando que a nivel da estrada só estou a ver mesmo os 3 lugares de taxi que podem ser alterados, não estou a ver formas alternativas de "criar" estacionamento ali em frente aos restaurantes em plena malha urbana. Gostava de saber se quem colocou o cartaz já pensou numa alternativa de criar esse estacionamento que pretende... subterâneo não me parece minimamente viável.




Isto leva-me a pensar em qualquer tipo de alternativa.. e lembrei-me que a APDL poderia para melhor servir os seus próprios trabalhadores modificar a estretura interna ligeiramente, colocando a rede de forma diferente e premitindo que se pude-se utilizar parte do espaço da Doca para estacionamento. Penso que algum espaço para uns 40 carros seria fácilmente disponiblizado (20 do lado de Leça e 20 lado Matosinhos) e faria maravilhas ao estacionamento da cidade... isto pensando que do lado de Matosinhos o estacionamento tambêm n é muito fácil.




È obviamente uma ideia sem qualquer estudo de fundo ou valores de utilização dos lugares disponiveis no local, mas é algo que me parece relativamente possível, para um pedido de dificil resolução.

4 comentários:

  1. A situação não é nova e urge rápidamente uma solução.
    Relembro uma promessa eleitoral da reconversão da AvªDr.Antunes Guimarães em que a reconversão da mesma contemplava a construção de parques de estacionamento...promete-se muito para se dar pouco.
    A zona histórica necessita urgentemente de lugares de estacionamento, dada a grande concentração de restaurantes e zonas de lazer, é necessária uma urgente solução para a anarquia de estacionamento que ali se verifica sobretudo aos fins de semana.

    Não tem havido acidentes, em todo caso se houver um grave incêndio nessa zona a movimentação dos bombeiros torna-se dificil e quase impossivél de se efectuar.

    Relembro também que por várias vezes questionei o executivo da Junta de Freguesia alertando para o perigo e dos atropelos aos estacionamentos naquela zona.

    Os Leceiros esperam assim desta forma através deste blogue e das suas opiniões que o alerta passe para quem de direito afim de lutar por uma causa que nos parece justa para todos os comerciantes que exerçam a sua actividade naquela zona.

    Saudações Marítimas
    José Modesto

    ResponderEliminar
  2. Da facto não era má ideia..tentos lugares desaproveitados,,mas de facto as pessoas não podem dar um passo hoje em dia, por isso é que cada vez hà mais gordos.Está-se a ficar demasiado comodista.
    Pitt

    ResponderEliminar
  3. Mas onde raio é que querem aranjar espaço para o parqueamento?

    ResponderEliminar
  4. Sr. José Modesto em vez de insinuar que já alertou várias vezes os executivos daqui e dali, apresente propostas! Compareça nos locais apropriados de discussão sobre o futuro de Leça. Orçamento Participativo diz-lhe alguma coisa? Gente como você não fazem bem à politica nem a Leça.O seu percurso pelo Centro Franciscano diz tudo...e as razões obscuras da sua saída ta,bém! Acompanho a actividade deste novo executivo de Junta e , segundo me disseram, o jovem presidente já reuniu com a APDL e está prestes a apresentar uma solução para a falta de estacionamentos. Em vez de blogarem, façam propostas. sejam correctos....sejam MODESTOS!
    KNAIPA....

    ResponderEliminar