Powered By Blogger

quarta-feira, 3 de março de 2010

3D - 3 Dedos de publicidade enganosa..

Parte do pais parou na duvida de quem seriam os " 3 " dos Gato Fedorento. Qual golpe publicitário (um floop) os Gato no seu estilo deram uma novidade enorme ao pais. O Lançamento inovador da Meo do 3D.

Pois bem o 3D da Meo apresentado assim de repente é uma tecnologia da década de 50, cujo primeiro filme emitido em Portugal foi na RTP em 1980.. levou uma corrida histérica às lojas onde se comprava revistas que vinham com uns óculos todos catitas.. o filme em si foi uma desilução massiva e até criticada por alguma imprensa. Ora os óculos com uma lente azul e outra vermelha – que além de ser desconfortáveis causam dor de cabeça e enjoo em algumas pessoas... são a tecnologia de Ponta que a Meo divulga! (curisoamente a Zon lançou sem nenhum alarido um canal de teste (270) para investimento no True3D.







Ora bem o True3D (tecnoliga de ponta) de que se tem falado na criação de filmes como o AVATAR ou o Alice no Pais das Maravilhas do Tim Burton é um tipo de 3D bastante diferente. Em termos técnicos  o que é transmitido no Cinema não precisa de oculos destes de lentes diferentes, precisa de óculos diferentes polorizados. Estes oculos polorizados que até coloco embaixo um exemplar nem sequer são comercializados.. a unica hipotese de terem uns como os meus é terem ido a um cinema ZonLusomundo e no fim terem se "esquecido" de os devolver.

O True3D necesita também de que todas as camarâs que captam as imagens sejam 3D, logo a oferta de filmes neste formato é ainda bastante reduzida.
Em termos de entretenimento "caseiro" apesar das Boxes digitais já premitirem esse formato é necessário que existam Tv´s compativeis (e não é por serem Full Hd´s ou LCd´s ou plasmas novinhos que são compativeis..) È necessários televisores que funcionem a cristal líquido, os que não existe sequer em comercialização em Portugal e na maior parte dos Paises da Europa.
O True3D é já utilizado em sistemas informáticos de modelagem e cartografia (por exemplo pelo Insti. Geográfico do Exército) e a Sony planeia lançar até ao fim do ano uma versão da Playsation compativel (lembrar que a Sony tb vende televisores).




Sei que o desenvolvimento da Zon nos Cinemas Lusomundo é efectuado por mão de obra que esteve na recente criação do Avatar... a minha ideia é que a Zon se preparava para anunciar algo no sentido 3D nos Cinemas (que é a tendência mundial) e a Meo para não ficar atrás na jogada anunciou algo que já existe à 50 anos.. é o repetir de anunciar a Fibra (e dizer só fibra é muito diferente de dizer Fibra Òptica).

Não podendo técnicamente ser considerado "publicidade enganosa" pode muito bem ser considerado uma falácia, um prepositado levar a erro e ao engano. E aposto que nos proximos 5 anos nem Zon nem Meo têm oferta True3D a não ser um simples canal de teste... e isto já com esperanças da massificação da Alta Defenição devido à imposição de "Shut down" analógico que vai fazer com que seguramente 1/terço dos Tvs em Portugal seja substituido.

Podem sempre goglar "Estereoscopia" se a minha "dica" ou explicação não foi sufecientemente clara.


P.S. - Os olés no estádio de Coimbra á seleção Chinesa e os assobios à seleção Portuguesa que sirvam para algo construtivo..

1 comentário:

  1. O que eu sei é que a publicidade da meo de facto foi muito boa, pois toda a gente andava a espectular sobre qual dos gato iria sair do grupo!
    Quanto ao anuncio de 3d em si, de facto a meo anda sempre atrás da zon, mas uma coisa há a dizer.. é que o 3d é altamente preudicial para a saúse pois caisa uma espécie de curtos circuitos no cérebro, pois o que este precepciona e o que vê não é a mesma coisa. Por isso não sei até que ponto é bom haver canais de telvisão 3d, pois uma coisa é ver pontualmente um filme, outra é ter um canal em casa.

    Pitt

    ResponderEliminar