Powered By Blogger

terça-feira, 23 de março de 2010

Solidariedade - caminhar na Marginal

Numa iniciativa conjunta da Rotary Clube  e do Lions Club, com o apoio da CMM, irá realizar-se uma caminhada em solidariedade pelas vitimas do Haitit e da Madeira.

Ao todo são 9 clubes que se associam para esta iniciativa (Rotary de Matosinhos, Senhora da Hora, S. Mamede de Infesta, Leça da Palmeira e Leça do Balio e o Lions da Senhora da Hora, Perafita, Leça da Palmeira e Matosinhos)

A caminhada  decorrerá no dia 28 de Março (DOMINGO) na Marginal de Leça da Palmeira, a partir das 10 horas, tendo como objectivo os 5 mil participantes. 100% do valor obtido irá para Haiti e Madeira via Lions Club e Rotary Club.



Valor da inscrição - 5 €
Locais de inscrição:
postos de turismo de matosinhos e leça da palmeira
Juntas de freguesia do concelho de matosinhos

Fica aqui a minha parte de divulgação, garantindo que irei estar presente.. até porque deve estar bom tempo.

Não custa participar, mesmo para quem não se quiser inscrever pode sempre aparecer pelo passeio!

domingo, 21 de março de 2010

Pessoas da minha Terra - Jorge Bento

Tive a oportunidade de à uma data de anos (mais de 10) fazer um trabalho sobre Leça da Palmeira com 2 amigos. Um deles (não me recordo qual) lembrou-se de encetar contacto com o escritor de Leça e perpetuador da sua memória, o Senhor Jorge Bento.


                                                        Jorge Bento (1915 - 2004)

De trato fácil recebeu os 3 jovens que ali se apresentaram com uma simpatia imensa, mostrando ficar satisfeito pelos temas da história de Leça serem alvo de interesse. Não aceitou gravar a entrevista.. pois não dava entrevistas, tinha conversas. E teve todo o tempo do mundo para nos falar de mil e uma histórias e a conversa fluiu como as cerejas, sempre muito afável e mostrando fotografias antigas e livros para ilustrar as suas histórias.

Logo ali avisei que o escritor devia ter direito a nome de rua. Agora já acontece, na Rua nova em frente ao contentor da PSP, ligando a Rua Nogueiro Pinto à Av. dos Combatentes da Grande Guerra fica a Rua Jorge Bento. Um nome muito bem escolhido.




                                         (vista aérea e foto de Rua Jorge Bento)


Desde a história da imagem de Nossa Senhora da Conceição, em 1983, até ao "Chilro, após a Muda", em 2004, foram 29 livros que marcam o conhecimento da nossa Leça da Palmeira.

Foi o autor do Hino do Leça FC, Fundou a “Capela de S. Miguel”, grupo coral polifónico, foi ensaiador do Rancho da Amorosa, foi redactor da "Voz de Leça", geriu  a sala de cinema do Salão Paroquial... acabou galardoado com a Medalha de Prata de Cidadão Honorário de Leça da Palmeira, com a Medalha de Ouro de Mérito dos Bombeiros Voluntários de Matosinhos – Leça e com a Medalha de Honra do Fórum Matosinhense.





Deixo registo sobre a sua obra, retirada do site http://www.leca-palmeira.com/ que indica a fonte: Engenheiro Fernando Rocha dos Santos, In a Voz de Leça.

------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Jorge Armando Oliveira dos Santos Bento, nasceu nesta sua amada Leça da Palmeira, na antiga Rua 5 de Outubro em 11 de Setembro de 1915, e onde podemos considerar que viveu toda a sua vida. Casou com D. Palmira, em Setembro de 1941 e tiveram quatro filhos: a Cecília, o Miguel, o Manuel e o António, vivendo na Rua Direita numa casa que, como dizia "era a única da rua que tinha apenas uma porta e uma janela".


Esta casinha corresponde à descrição que Antero de Figueiredo faz das casas de Leça da Palmeira no seu livro "Jornadas em Portugal" e onde diz "Esta gente prática e elegante, foi-se às velhas casas, baixas, de miúdas janelas e caiaram-nas muito bem caiadas, como a Ripolin; pintaram-lhes a branco os caixilhos,
de vermelho os beirais puseram "brises-bises" de rendas nas vidraças, cortinados de cambraia com folhos, de lavar por detrás das sacadas, e persianas verdes nas janelas".



Esta casinha corresponde à descrição que Antero de Figueiredo faz das casas de Leça da Palmeira no seu livro "Jornadas em Portugal" e onde diz "Esta gente prática e elegante, foi-se às velhas casas, baixas, de miúdas janelas e caiaram-nas muito bem caiadas, como a Ripolin; pintaram-lhes a branco os caixilhos, de vermelho os beirais puseram "brises-bises" de rendas nas vidraças, cortinados de cambraia com folhos, de lavar por detrás das sacadas, e persianas verdes nas janelas".
Fez os primeiros estudos na desaparecida escola Pinto de Araújo e após ter aperfeiçoado o Português e o Francês no colégio da D. Cassildinha, Jorge Bento cedo começou uma intensa vida intelectual sempre com a sua Leça no coração.


Foi funcionário da Agência de Navegação e Comércio, durante quarenta e três anos, até por opção ter imigrado para Moçambique em 1973, onde trabalhou, em Nacala, num despachante até 1976. Foi com a divulgação de múltiplos aspectos culturais que preencheu a sua vida dando a conhecer através de uma imensa e rica bibliografia, tudo quanto é possível saber do acervo histórico, etnológico e musicólogo de Leça da Palmeira e de Matosinhos.


                                                        (ultimo livro de Jorge Bento)


Em 1931, com a ajuda de familiares e amigos funda o grupo coral polifónico Capela de S. Miguel, com o qual percorre todo o país; sendo deveras interessante e edificante a origem deste agrupamento coral.


Jorge Bento e António Jorge Bento, eram dois rapazes que tinham o pai para o Brasil e, no intervalo dos estudos, gostavam de auxiliar a mãe nos trabalhos de casa. Os dois irmãos ajudavam à missa e a outras cerimónias, na Igreja Paroquial; e, como tinham excelente memória auditiva, chegados a casa e entregues ao trabalho, repetiam os cânticos ouvidos no templo, encarregando-se cada qual da sua parte, quando o trecho era a duas vozes. A mãe rejubilava com tamanhas qualidades dos filhos! O avô paterno, que ajudara a reorganizar a Confraria dos Passos do Senhor, esteve (em 1933) retido em casa com prolongada e grave enfermidade, e manifestou aos netos o desejo de ver desfilar, junto da sua porta, a sua querida Procissão dos Passos, que naquele ano não sairia por dificuldades financeiras.



Conhecedores deste desejo, Jorge Bento e António foram pedir a um tio, juiz da dita confraria, naquele ano, para que fizesse sair a procissão, pois eles com mais primos e alguns amigos, cantariam o "Miserere" e os cânticos próprios do momento, evitando assim essa despesa. Resolvidas algumas outras dificuldades naturais, assim se fez. E, no sábado, 1 de Abril de 1933, aquele punhado de rapazes cantava e encantava na Igreja Paroquial, nos exercícios preparatórios para a procissão do dia seguinte. Justifica-se desta forma a alegria e satisfação com que Jorge Bento dizia que o seu grupo coral nasceu das Chagas de Jesus e das Lágrimas de Maria. Porém, este agrupamento fora inicialmente de carácter ocasional, pois satisfeito o desejo do avô deveria normalmente dispersar. Mas não! Nessa altura aparece o sacerdote, P.de Manuel Francisco Grilo, que insiste com Jorge Bento para que o grupo continue e, com os seus primos cantores, restaure a Confraria de S. Miguel, padroeiro da freguesia e se realize a sua festa, que tinha desaparecido havia cerca de um século. Jorge Bento deixou-se persuadir e meteu mãos à obra, surgindo a confraria e com ela a festa. É pois, natural que um grupo tão eminentemente ligado a esses factos viesse a chamar-se "Capela de S. Miguel".






Jorge Bento era olhado pelos seus cantores como um pai ou um irmão mais velho, pois não sendo fácil concitar em seu favor a simpatia, a confiança e a aquiescência de 25 a 30 homens e rapazes, recolhia a sua confiança e respeito, tanto mais que os cantores não recebiam qualquer gratificação pecuniária. Dirigiu também o Coro de Santo António na Capela de Ruas. E, até em Nacala fundou um grupo coral que com grande mágoa abandonou quando resolveu regressar à metrópole. Por curiosidade juntamos neste trabalho uma relação dos elementos que fizeram parte da "Capela de São Miguel de Leça da Palmeira" durante a sua existência.






Em 1935 é convidado para ensaiar o actual Rancho Típico da Amorosa, função que mantém até 1940.


Nas várias composições musicais não podemos deixar de referir o Hino do Leça F.C.. Além do canto, Jorge Bento foi uma espécie de assessor do pároco, de uma dedicação enorme à paróquia, onde foi um exímio colaborador nas obras da igreja, nomeadamente das casas dos pobres de Gonçalves e de Rodão, do Salão Paroquial e nas iniciativas pastorais. Foi o grande "empresário" do cinema paroquial sendo o responsável pela primeira sessão de cinema na localidade gerindo durante muitos anos a respectiva sala.





(Jorge Bento e esposa Marta Bento)


Foi fundador e redactor de "A Voz de Leça" e até o autor do título que encabeça o jornal.


Deixou também o cunho do seu talento artístico na cenografia das memoráveis noites do Clube de Leça, no Teatro Constantino Nery, na Salão Paroquial de Leça da Palmeira e na Associação Recreativa Aurora da Liberdade. Legou à Paróquia uma obra riquíssima em cenários de teatro, os quais infelizmente se deterioraram no sotão do Salão Paroquial. Ainda na área da pintura devemos referir uma outra faceta do seu génio multifacetado referindo a sua paixão pela iluminura que pode ser apreciada no Livro de Ouro da Sociedade Humanitária de Matosinhos - Leça e no Livro de Honra do Lions Clube de Leça da Palmeira, e simultaneamente pintou vários quadros a guache ou a nanquim, bem como muitas outras iluminuras.






Também em Moçambique no campo da pintura deixou a sua marca num quadro representando Samora Machel com as dimensões de 7,5 x 5,5 metros, para as comemorações da independência. Escreveu vários artigos na "A Voz de Leça" e foi um artigo publicado neste jornal relativo à imagem com cinco séculos que está na Igreja Matriz, como sendo a Senhora do Leite, quando ele tinha a certeza que a mesma se tratava de Nossa Senhora da Conceição, que o leva a investigar em documentos e a reunir os elementos necessários para provar a sua tese. Nasceu assim o primeiro livro, "História da Imagem da Senhora da Conceição" (1983) e nunca mais parou.


Os seus livros são de imprescindível consulta para o conhecimento de Leça da Palmeira de hoje e de ontem, constituindo sem qualquer exagero a "Bíblia de Leça da Palmeira".






De facto desde a "História da Imagem da Senhora da Conceição" em 1983 até ao "Chilro Após a Muda" em 2004 foram vinte e nove livros escritos num estilo fluente de características singulares e muito próprias, no bom e já saudoso português de outro tempo, onde encontrámos uma enorme diversidade de temas, abordando factos e figuras ilustres que fizeram parte da história da nossa terra, muitas delas felizmente ainda entre nós. Os seus livros marcam a historiografia matosinhense, assumindo-se como o mais extenso, profundo e acabado estudo monográfico sobre uma freguesia do concelho. Apetece-nos perguntar, que terra de Portugal tem ou teve um filho que tantos livros escreveu sobre ela? O nome de Jorge Bento alcançou já uma notoriedade neste campo que permite torná-lo numa referência obrigatória, como o de um Guilherme Felgueiras ou a de um Joaquim Neves dos Santos. E porque na minha opinião a qualidade de vida de uma população passa necessariamente pela sua identificação com uma memória e património colectivos, bem assim como pela sua divulgação e salvaguarda, actualmente a promoção da qualidade de vida em Leça da Palmeira passa forçosamente por Jorge Bento. Ele que era a modéstia em pessoa com toda a sua obra nas mais variadas vertentes revelou um talento nato, e foi-lhe assim retirado o anonimato, pois os seus livros, alguns com edições já esgotadas, chegaram a vários pontos do País, como por exemplo o "Cancioneiro de Leça" (1985) muito procurado pelos estudiosos.


Biografias como as dos livros "O mais Sublime Leceiro" (1994) dedicado ao Dr. José Domingues de Oliveira ou "Ecos Duma Vida" (1997) sobre o P.dre Alcino Vieira marcam a sua escrita, não esquecendo todos os outros registos de usos, costumes e tradições, que relembramos ao percorrer a sua obra são de um valor incalculável e onde ficam referenciadas as histórias como a da Igreja de Leça, as suas Capelas, a construção do Salão Paroquial, o Convento da Quinta da Conceição e muitas outras referências.






Em 7 de Novembro de 1992 foi galardoado com a Medalha de Prata de Cidadão Honorário da freguesia de Leça da Palmeira e com a Medalha de Ouro de Mérito dos Bombeiros Voluntários de Matosinhos - Leça; e a 6 de Dezembro de 1992 foi-lhe concedida a Medalha de Honra do Forum Matosinhense. Este homem de rara sensibilidade artística, profundo investigador, inexcedível na delicadeza de trato, granjeou a estima de todos quantos, com ele, alguma vez tiveram o privilégio de privar; porém, a morte veio interromper o "Índice Remissivo de Toda a Obra", que estava a elaborar com o cuidado que lhe era peculiar.






Jorge Bento, sendo uma alma grande e bela, sabia ser humilde como o são todos os que têm e praticam verdadeiramente os valores humanos, intelectuais e morais, e embora não fosse subestimado, não terá tido talvez o reconhecimento que merecia; pois não era visto como um escritor, um músico ou um pintor. Muitos eram os que acreditavam conhecerem-no bem, mas nem todos o leram ou viram as suas intervenções no domínio das Artes Plásticas. Jorge Bento, livre da influência cultural dos modernismos, acenava-nos com a alternativa da sua personalidade, contrapondo a essas mesmas influências a autenticidade da tradição colocando-a útil e sabiamente ao serviço das suas gentes, ou seja da sua querida Leça da Palmeira.






O longo percurso da sua vida, 89 anos, revelou uma evolução que diferencia os mais dotados. Com a sua capacidade natural Jorge Bento tornou a vida num espectáculo de valores da arte: a Literatura, a Música e a Pintura, conferindo a todas elas uma dedicação por igual e uma entrega tão autentica que não incomoda dizer que provoca em alguns uma sensação de desconforto e em muitos até uma ponta de inveja, pela diversidade dos seus talentos.A sua entrega à cultura tem o efeito ilusionstico de um cenário.


Em Jorge Bento o que se situava ao fundo do "palco da vida" era uma aparente ilusão. A sua modéstia ocultava o verdadeiro valor que em si encerrava tornando-o pólo gerador de uma criatividade que só nos cabe agradecer.


Foi assim, com grande tristeza, que no dia 18 de Outubro de 2004 recebemos a noticia que JORGE BENTO havia sido chamado por Deus. Tinha falecido o "Guardião da Memória Leceira". Por tudo quanto aqui fica dito esperamos que esteja no lugar a que tem direito, junto ao Senhor.
"



"Guardião da Memória Leceira"

Parabens ao Leça FC pelos 98 anos de existencia

98 anos é muita fruta!

(Clube Fundado a 1912 e reorganizado a 1922)

Decorreu no dia de ontem o jantar-convivio aniversário do Leça FC, reunindo dirigentes, sócios, adeptos, jogadores e funcionários.

O restaurante Oficina foi pequeno para tanto Leceiro, mas a verdade é que faltavam muitas cáras conhecidas do burgo, muitas delas que acompanham religiosamente os jogos e faltaram a esta "chamada".



Do meio da festa ficamos com algumas boas novas, a saber:

- o restaurante Oficina até ao final da época irá oferecer o almoço em dias de jogos à equipa do Leça.

- o Presidente Fernando Monteiro, depois de uma plateia a gritar o seu nome, demonstrou disponiblidade e vontade caso os apoios continuem de ser novamente candidato à presidencia do Leça FC  (algo que já tinha sido dado a entender na ultima Assembleia Geral).

- algumas janelas do Estádio e pavilhão danificadas e partidas pelo mau tempo foram durante a semana recuperadas pela Junta de Freguesia de Leça da Palmeira.

- o Presidente da Junta de Leça da Palmeira (Dr Pedro Sousa) lançou o repto da construção para as camadas jovens do Leça de um campo artificial para treinos de futebol de 11 e um outro de futebol de 7, desafiando a Camara Municipal de Matosinhos a retribuir com o Leça o seu papel civico de formação.

- Apanhado claramente de supressa, o vereador Dr. Guilherme Aguiar (que teve a consideração de se manter desde o inicio até ao final do jantar presente, num atitude nem sempre tomada pelos menbros das autarquias nestes eventos), confirmou que desde que assumiu o cargo têm o dever de ser também adepto do Leça FC. Mais importante confirmou a intenção da construção de um sintético, abrindo reservas à colocação de um campo de futebol de 7 "pela falta de espaço, têm de se medir".. ao que a plateia respondeu com um sonoro "dá, dá .. cabe cabe.." que fez o autarca prometer que se couber em dimensões ele será colocado.




A noite acabou com os presentes a dançarem ao som da música ao vivo, num misto de adeptos, jogadores e dirigentes que mostrou a união deste grande clube.


Estiverem tambêm presentes representantes dos clubes: Leixões, Infesta, Custoias, Padroense além da Psp, Bombeiros Voluntários Matosinhos-Leça, CMM, Junta de Leça da Palmeira


Foi tambèm notória a capacidade de mobilização de alguns Leceiros (destaque particular para a Senhora Esperança) para a próxima deslocação a Torre de Moncorvo, prevendo-se uma boa moldura humana.


Acompanhe o Leça Futebol Clube a Torre de Moncorvo.


DATA: 28 de Março

PREÇO: 8 euros

INSCRIÇÕES: Serviços Administrativos do Leça F.C.

CONTACTOS: 913467588 ou 22995266  (in Blog camadas jovens do Leça FC)

terça-feira, 16 de março de 2010

Pedido de Estacionamento

À já algumas semanas (não sei ao certo desde quando), em frente à doca existe um cartaz caricato que me chamou a atenção, em frente ao Knaipa.

O dito cartaz é este:


Como não se lê muito bem transcrevo "Queremos Parques de Estacionamento Durante as Horas do Almo, Pagamos os nossos impostos queremos que nos dêm condições".

Eu tiro o chapéu a qualquer medida de protesto social pacifico e eficaz para chamar a atenção como este, acho que mostra que a cidadania está viva e representa civismo. Não sei se este pedido já foi enviado para as estâncias competentes (vamos presumir que sim..)  mas existe algo no mesmo que me confunde. O pedido em si.

Que existam mais lugares de estacionamento é algo natural, em frente à doca não é fácil de estacionar... agora um estacionamento volante apenas nas horas de almoço acho mais dificil. Existe um pequeno parque de estacionamento próximo que tem lugares de taxi... mesmo que os taxis fossem recolocados (definitivamente ou durante o horário de almoço apenas) apenas se iriam ganhar cerca de 3 lugares de estacionamento.



Isto faz-me também pensar que as pessoas cada vez mais querem estacionar os carros dentro das lojas onde vão às compras, se fosse posivel estacionar em frente às montras melhor ainda.. se for preciso estaciona-se em segunda fila para ir ao café ou em cima do passeio, quando a uns 30 metros existia um lugar legal para estacionar. Será assim tão descabido andar 30 metros? Será que não existe num raio de 2 minutos a pé lugares para estacionar (nas ruas interiores de Leça) que na hora do "almoço" (12-14h talvez) estejam livres? Sinceramente não sei.. mas presumo que alguns lugares existam.... talvez não tanto como os carros mal estacionados, mas existem. Retirar os ecopontos para ganhar mais um ou 2 lugares também não me parece bem.

Parece-me no entanto que este pedido é legitimo de ter melhor estacionamento, mas considerando que a nivel da estrada só estou a ver mesmo os 3 lugares de taxi que podem ser alterados, não estou a ver formas alternativas de "criar" estacionamento ali em frente aos restaurantes em plena malha urbana. Gostava de saber se quem colocou o cartaz já pensou numa alternativa de criar esse estacionamento que pretende... subterâneo não me parece minimamente viável.




Isto leva-me a pensar em qualquer tipo de alternativa.. e lembrei-me que a APDL poderia para melhor servir os seus próprios trabalhadores modificar a estretura interna ligeiramente, colocando a rede de forma diferente e premitindo que se pude-se utilizar parte do espaço da Doca para estacionamento. Penso que algum espaço para uns 40 carros seria fácilmente disponiblizado (20 do lado de Leça e 20 lado Matosinhos) e faria maravilhas ao estacionamento da cidade... isto pensando que do lado de Matosinhos o estacionamento tambêm n é muito fácil.




È obviamente uma ideia sem qualquer estudo de fundo ou valores de utilização dos lugares disponiveis no local, mas é algo que me parece relativamente possível, para um pedido de dificil resolução.

domingo, 14 de março de 2010

Leça FC fora da fase de subida

Depois do devido destaque dado na jornada passada ao Leça FC, é com algum pesar que inform que apesar da vitoria conseguida hoje frente ao Torre de Moncorvo (2-1) o Leça não se consegiu classificar em 6º lugar por 1 ponto, ficando na 7º posição.




A conjugação de resultados do Vila Meã, Joane, Famalicão (bastava uma delas não vencer) pareceu durante 90 minutos dar vantagem ao Leça, mas ao minuto 90 o Famalicão milagrosamente consegiu carimbar a manutenção.

Irá partir deste modo na melhor situação na fase seguinte, em que as equipas lutam para não descer da III divisão para o fosso que são os Distritais.



Será a hora do "toca a reunir" começar a avaliar o desenrolar da época... o Leça acaba a epoca como melhor defesa da prova e apenas a 3 pontos do 1 lugar... no entanto a vantagem para a ultima fase será de cerca de 5 pontos.. em termos de jogos podemos dizer.. duas jornadas!

Salvaguardando os bons resutados das camadas jovens em geral

Juniores 2 Leça Balio 0
Juvenis  1 divisão 1 Foz 0
Juvenis 2 divisão 3 Bouganense 3
Escols 0 Esc.Paulo Faria 3


P.S. - Este blog não pretende veincular informações apenas do Leça FC, mas sim de todas as colectividades de Leça, no entanto sendo o Futebol (de 11) o desporto "Rei" e devido à fase de decições que se desenrolou nas ultimas semanas tem sido dedicado bastante espaço em realação ao clube. Outros clubes virão a ter também destaque.. aguardem.



“O Porto de Leixões e o Mercado Global – Magrebe!"

A APDL – Administração dos Portos de Douro e Leixões promoveu recentemente uma conferência sobre “O Porto de Leixões e o Mercado Global – Magrebe”. Esta foi a primeira de 4 conferências que se irão realizar, especialmente dedicadas a 4 mercados diferentes, com grande potencialidade de expansão e dinamismo económico.

Segundo a tradicional nota de imprensa o objectivo seria " promover comercial e internacionalmente o Porto de Leixões, fomentar contactos, potenciar a troca de informação comercial e institucional, alargar os seus mercados de influência e acção, incentivando o comércio com novos destinos para o transporte marítimo".

O presença do ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça esteve presente e teve o seguinte a comentar:




"A minha presença aqui prende-se com a necessidade de vos passar uma mensagem. Uma mensagem clara sobre o papel estratégico que atribuo ao sistema portuário nacional, e a cada um dos seus portos, enquanto elementos fundamentais da efectivação daquilo que considero ser um verdadeiro desi-gno nacional: a concretização da vantagem competitiva, decorrente da posição geoestratégica de Portugal na fachada Atlântica do Sudeste Europeu"

"É crucial consolidar o comércio internacional com regiões como as do Mediterrâneo e do Atlântico Sul. Tal permitirá concorrer por uma maior parcela dos crescentes fluxos de mercadorias, promovendo e favorecendo os tráfegos marítimos entes estas regiões, com destaque para as exportações nacionais para os mercados que nelas se inserem"



Dito isto.. é de considerar.. para quando uma verdadeira integração de transportes mercadorias \ turistas com plataformas de escoamento em tempo util e rápido, tornando Leça atractiva para os turistas dos paquetes de luxo? As boas intenções passam ao papel, ou ficam levadas pelas marés?

quinta-feira, 11 de março de 2010

Memórias da nossa terra



http://www.youtube.com/watch?v=IX9-nGg8Br8

terça-feira, 9 de março de 2010

Por um futuro mais limpo e seguro

Por um futuro mais limpo e seguro

Integrado na participação da Escola Secundária da Boa Nova no TWIST – concurso que pretende despertar a atenção sobre as alterações climáticas – realizou-se na quinta-feira da passada semana uma conferência sobre Eficiência Energética que reuniu dezenas de pais, professores e alunos leceiros.


A Escola Secundária da Boa Nova participa no Concurso TWIST através do Projecto Escola Amiga do Ambiente, trabalho coordenado pela professora Sara Fernandes. O TWIST consiste num concurso promovido pela empresa EDP e pela empresa de consultadoria “Sair da Casca”.

Antes de terem a palavra aos oradores da noite, Daniela Rocha (aluna do 11.º D) leu o discurso que se destacou entre os textos dos restantes colegas, no âmbito deste projecto ligado à Eficiência Energética. A estudante leceira falou dos desastres e catástrofes naturais, alertando para o facto da “natureza poder estar a enviar avisos”.

Seguiu-se a intervenção de João Vicente, aluno do 4.º ano da FEUP – Faculdade de Engenharia da Univer-sidade do Porto, colabora no Fórum Internacional de Ciência (a decorrer em Londres), que falou do aquecimento global e das alterações climáticas, entre outros temas.

Apagar as luzes que não estão a ser utilizadas, desligar os aparelhos em vez de os deixar em modo stand by, tirar o carregador da tomada, e regular a temperatura do frigorífico e do congelador, fazer duches rápidos, usar lâmpadas economizadoras, fo-ram alguns dos conselhos dados aos presentes.

A propósito do uso de lâmpadas economizadoras e da aposta em energias renováveis, Carlos Sampaio, professor de Engenharia Electrotécnica da FEUP, ramo de computadores, e administrador de um grupo que desenvolve programas relacionados com o consumo de energia, comparou preços e tempos de duração, mostrando à assistência que uma lâmpada cara pode resultar num investimento, uma vez que a duração é maior, logo o caro torna-se barato.

Esta iniciativa contou com a presença do vereador da Educação, Correia Pinto, do presidente da Junta da Freguesia de Leça da Palmeira, Pedro Sousa e da directora da Secundária da Boa Nova, Maria José Gomes.

Os alunos ligados a este projecto distribuíram vários folhetos sobre a Eficiência Energética: “Óleo no Esgoto, Não! Coloque-o no oleão!”, foi um deles. Através deste folheto, os estudantes incentivam os leceiros a depositarem o óleo alimentar usado, em garrafa ou garrafão, na portaria da Escola da Boa Nova. Os responsáveis deste estabelecimento de ensino encarregar-se-ão de encaminhar o óleo depositado para reciclagem.
 
 
In JM

segunda-feira, 8 de março de 2010

Obras desesperam moradores de Leça

Todos sabemos que é importante manter as canalizações e os cabos das telecomunicações a funcionar correctamente.

Todos sabemos que o asfalto degráda-se e torna-se necessário melhorar o mesmo.

Todos nos damos por contentes por a marginal da praia não ser esburacada á várias semanas.

A grande intrevenção que deixou a Rua Direita toda bem composta, veio dar uma melhor organica e fluência à mesma.

Mas as obras da Rua General Humberto delgado estão a tornar-se desesperantes.



È uma Rua que tem colectividades (Leões da Agra) e outros pequenos estabelecimentos (Casa Santos, Café Novo Sol entre outros) cujos clientes ficam impedidos de aceder às mesmas. Tambêm os peões não têm condições para passar e os moradores vivem um suplicio pois além de terem de estacionar longe de casa, chegam cheios de lama às portas.

Os transportes publicos tem de ir por acessos alternativos.
Sejam mais breves s.f.f neste tipo de obras.. deixem de pagar à hora mas sim à obra! Maior brevidade para a Indaqua precisa-se.



Quem quiser obter informações ou reclamar com a Indaqua pode fazê-lo em:



Rua Óscar da Silva 1441
Horário
9h00 ás 12h30
14h00 ás 17h00
Telefone: (+351) 229 997 970

Fax: (+351) 229 997 989
E-mail: indaqua@indaqua.pt

III TORNEIO INTER-ESCOLAR LEÇA F.C.

De modo a responder a um anónimo que indica que o torneio não se realizou devido ao mau tempo, venho aqui colocar as informações recolhidas no Blog das camadas jovens do Leça (http://lecafccamadasjovens.blogspot.com/)



"
Disputou-se no passado sábado o III Torneio Inter-Escolar Leça F.C. (Futebol 7) no Estádio do Leça F.C. Os Ases de Leça revalidaram o título ao vencerem na final o Colégio Vieira de Castro por 12-4. No jogo de atribuição do 3º e 4º lugar, o Arcozelo venceu nos penaltis a formação do Leça F.C. Os resultados foram os seguintes:





Meias Finais:

Leça Futebol Clube - 2 - Ases de Leça - 6

Arcozelo - 1 - Colégio Vieira de Castro - 5

Final:

Ases de Leça - 12 - Colégio Vieira de Castro - 4

3º e 4º:

Arcozelo - 7 - Leça Futebol Clube - 7 (3-2 penaltis)
 
 
 
(

domingo, 7 de março de 2010

Fafe 1 Leça 1

Leça Empata fora de Portas e tem de usar calculadora para ultima jornada 1 fase...

Pois é meus caros amigos Leceiros um fim de semana mau para as aspirações de subida quer nos juniores quer nos séniores...

Empatar em Fafe à partida é um bom resultado, equipq que nunca perdeu esta época no seu reduto, ainda para mais com tantas limitações (Rui Ramos lesionado, Zé Agusto e M.Lima Pereira sem estarem a 100%) e campo complicado.




Bilhetes 6,50 Superior e 8,50 Bancada.




O Leça na 1 parte esteve ireconhecivel sofrendo muitas situações de perigo.. o 1-0 era até lisonjeiro, o meio campo não cobria convenientemente e a defesa ficava desprotegida. o golo do Fafe surge através de jogada individual pelo centro do terreno (em muito mau estado) com o jogador do Fafe a limitar-se correr para a frente em posição central, utilizando o fisico até ao golo.


No entanto na 2 parte a equipa do Leça, aproveitando o cansaço dos homens de Fafe e com as mexidas do banco: entrada de M.Lima Pereira (saiu José Sores),  criando logo uma dinamica diferente na equipa. Mais tarde entraram ainda Zé Augusto (saiu Domingos) e ainda  Sencadas (saiu André Rateira) .



 O Leça virou o jogo e  consegiu criar inumeras oportunidades.. André Rateira falhou 3 na cara do redes, Domingos premitiu uma grande defesa ao guardião contrário. Já Joao André não pediu licença e num pontapé acrobático de lindo efeito (a  chamada Chilena) fez o empate.


Um resultado que se aceita como justo, mas deixa a equipa do Leça a fazer contas à sua sorte na ultima jornada frente ao Torre de Moncorvo, onde vencer é imperativo.


Os adeptos presentes acreditam.. Força Leça Força



http://www.youtube.com/watch?v=mz_kc0xN8Lo






Depois de tantos jogos a sofrer, à chuva e ao frio.. seria interessante uma grande moldura humana na próxima jornada frente ao Torre de Moncorvo. Se as portas fossem abertas ao publico seria um bom prémio para os adeptos. Força Leça Força.






A caminho de Fafe

O Blog está neste momento em viagem a caminho de Fafe


Boa sorte rapazes!

Juniores fora da subida?

A uma jornada do fim os bravos jogadores do Leça (Juniores A) empataram em casa com o principal concorrente ao lugar de subida o Maia. Apesar do mau tempo bastantes adeptos presentes que reclamaram com a arbitagem em dois lançes de eventual grande penalidade a favor do Leça. Dos 3 minutos de desconto apresentados apenas 1 foi jogado.



A equipa do Leça carregou até ao fim mas não foi capaz de marcar o golo, apesar dos vários cantos na recta final.



A uma jornada do fim e com o desempate por "goal-avarage" desvavorável, resta ao Leça uma pontinha de sorte para subir.. matemáticamente ainda é possivel.


Resta esperar para ver o que o destino espera!


http://www.youtube.com/watch?v=lgUDrPczzm4

sábado, 6 de março de 2010

Taxista de Leça morreu na A3 ao voltar de um serviço

Taxista de Leça morreu na A3 ao voltar de um serviço


Acidente deu-se quando um Mercedes colidiu com traseira do táxi
Um taxista de Leça da Palmeira  morreu, quinta-feira, vítima de um acidente na A3, na zona da Trofa. Tinha acabado de fazer um serviço e regressava a casa, quando um carro lhe bateu na traseira. Teve morte imediata. A família exige justiça.
Alberto Monteiro teria feito a última corrida no Ikea, em Leça da Palmeira, onde, pelas 10.30 horas de anteontem, foi visto por colegas a receber duas mulheres. A família diz que fora fazer um serviço a Santo Tirso. Tudo indica, por isso, que estaria de regresso a casa. O acidente ocorreu, cerca das 23.05 horas, ao quilómetro 10,4 da A3, no sentido Santo Tirso/ /Porto, na recta em frente às instalações da Bial, na Trofa.
Segundo uma fonte dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso, o táxi (um Mercedes), seguiria na via da direita e terá começado a desviar-se em direcção ao separador central, quando um carro (outro Mercedes) lhe bateu na traseira. Isso foi o que contou o condutor desse veículo, que não sofreu quaisquer ferimento
Alberto Monteiro não teve a mesma sorte. O embate foi extremamente violento, com os dois carros a ficarem praticamente destruídos. "A pancada foi tão forte que a parte traseira do carro ficou toda metida dentro", descreve, ao JN, um tio da vítima, António Monteiro, adiantando que o táxi ficou de tal ordem que teve de ser mandado para a sucata.
Segundo esse familiar, Alberto ficou encarcerado no carro. "Partiu a espinha ao meio. Não teve hipótese. Morreu logo no local", lamenta António Monteiro.

Ao lado, um dos dois filhos da vítima, que estava a dormir quando às 2 horas lhe deram a má notícia, não consegue conter as lágrimas. Já o pai de Alberto repete vezes sem conta: "Mataram o meu filho". "Só queremos justiça. Esse bandido devia ir preso", reclama, por sua vez, António Monteiro.
No local do acidente estiveram quatro viaturas dos Voluntários de Santo Tirso, com um carro de desencarceramento, 12 homens, e a Viatura Médica de Famalicão. O choque não obrigou ao corte da circulação na A3. Os trabalhos de limpeza do pavimento e remoção dos automóveis ficaram concluídos cerca das 2 horas de ontem.

 - adaptado de JN
 
 
 

p.s. - Imagem não corresponde à situação e é apenas ilustrativa
 
 
 

quarta-feira, 3 de março de 2010

3D - 3 Dedos de publicidade enganosa..

Parte do pais parou na duvida de quem seriam os " 3 " dos Gato Fedorento. Qual golpe publicitário (um floop) os Gato no seu estilo deram uma novidade enorme ao pais. O Lançamento inovador da Meo do 3D.

Pois bem o 3D da Meo apresentado assim de repente é uma tecnologia da década de 50, cujo primeiro filme emitido em Portugal foi na RTP em 1980.. levou uma corrida histérica às lojas onde se comprava revistas que vinham com uns óculos todos catitas.. o filme em si foi uma desilução massiva e até criticada por alguma imprensa. Ora os óculos com uma lente azul e outra vermelha – que além de ser desconfortáveis causam dor de cabeça e enjoo em algumas pessoas... são a tecnologia de Ponta que a Meo divulga! (curisoamente a Zon lançou sem nenhum alarido um canal de teste (270) para investimento no True3D.







Ora bem o True3D (tecnoliga de ponta) de que se tem falado na criação de filmes como o AVATAR ou o Alice no Pais das Maravilhas do Tim Burton é um tipo de 3D bastante diferente. Em termos técnicos  o que é transmitido no Cinema não precisa de oculos destes de lentes diferentes, precisa de óculos diferentes polorizados. Estes oculos polorizados que até coloco embaixo um exemplar nem sequer são comercializados.. a unica hipotese de terem uns como os meus é terem ido a um cinema ZonLusomundo e no fim terem se "esquecido" de os devolver.

O True3D necesita também de que todas as camarâs que captam as imagens sejam 3D, logo a oferta de filmes neste formato é ainda bastante reduzida.
Em termos de entretenimento "caseiro" apesar das Boxes digitais já premitirem esse formato é necessário que existam Tv´s compativeis (e não é por serem Full Hd´s ou LCd´s ou plasmas novinhos que são compativeis..) È necessários televisores que funcionem a cristal líquido, os que não existe sequer em comercialização em Portugal e na maior parte dos Paises da Europa.
O True3D é já utilizado em sistemas informáticos de modelagem e cartografia (por exemplo pelo Insti. Geográfico do Exército) e a Sony planeia lançar até ao fim do ano uma versão da Playsation compativel (lembrar que a Sony tb vende televisores).




Sei que o desenvolvimento da Zon nos Cinemas Lusomundo é efectuado por mão de obra que esteve na recente criação do Avatar... a minha ideia é que a Zon se preparava para anunciar algo no sentido 3D nos Cinemas (que é a tendência mundial) e a Meo para não ficar atrás na jogada anunciou algo que já existe à 50 anos.. é o repetir de anunciar a Fibra (e dizer só fibra é muito diferente de dizer Fibra Òptica).

Não podendo técnicamente ser considerado "publicidade enganosa" pode muito bem ser considerado uma falácia, um prepositado levar a erro e ao engano. E aposto que nos proximos 5 anos nem Zon nem Meo têm oferta True3D a não ser um simples canal de teste... e isto já com esperanças da massificação da Alta Defenição devido à imposição de "Shut down" analógico que vai fazer com que seguramente 1/terço dos Tvs em Portugal seja substituido.

Podem sempre goglar "Estereoscopia" se a minha "dica" ou explicação não foi sufecientemente clara.


P.S. - Os olés no estádio de Coimbra á seleção Chinesa e os assobios à seleção Portuguesa que sirvam para algo construtivo..

terça-feira, 2 de março de 2010

Anuncio de Aniversário e Torneio Juvenil

O Leça FC é um clube pelo qual nutro muito carinho, é o clube da terra que dá azo ao desporto mais popular em Portugal.. o Futebol.

Como tal e bebendo das informações do Blog "Camadas Jovens do Leça Fc" Ficam aqui algumas informações:

III TORNEIO INTER-ESCOLAR LEÇA F.C.



No dia 6 de Março vai decorrer no Estádio do Leça Futebol Clube o 3º Torneio de Futebol Inter-Escolar (Sub-14) do Leça F.C. As equipas participantes são:


- Leça Futebol Clube

- Ases de Leça

- Colégio Vieira de Castro

- Escolinha de Futebol do Arcozelo

Os jogos terão início às 9.30.
 
--------------------------------------------
 
98º ANIVERSÁRIO
 
 
 
Comemoração dos 98 Anos


Clube Fundado a 1912 e reorganizado a 1922

Data: 20 de Março – Sábado

Local: Restaurante - A Oficina (Leça da Palmeira)

Hora: 20.30 horas

Preço: 15 euros (adultos); 7,5 euros (menores 10 anos)

Reservas: Serviços Administrativos do Leça F.C.

Contactos: 913467588 ou 229952662
 
----------------------------------------------------
 
Em nota complementar o Leça FC joga no próximo Domingo frente ao Fafe num jogo que poderá ser uma cartada decisiva para os objectivos desta época!
 

A instituição quase secular que é o Leça FC continuará a ter destaque no Desporto abordado neste Blog.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Pontos de Vista..

Pois bem o inicio deste Blog procura lançar para a mesa virtual de discuções, ideias para a nossa muy nobre Leça da Palmeira. Para evitar a pressão do primeiro Post, como podem verificar foram colocados coisas sem grande interesse nos primeiros pontos do Blog.
Explorar as potencialidades da nossa Cidade - parece ser um repto aceite por qualquer um. Quanto às potencialidades, elas existem e podem ser intrepretadas de variadas formas.
A utilização da nossa Praia e Zona Histórica como fumento do turismo local \ internacional, aproveitando a entrada do Porto de Leixões de uma forma conjugada com as oportunidades para o sector privado, alicerçadas pelos grupos autónomos e colectividades da freguesia são ideias que fazem sentido.

O actual executivo da Junta de Leça da Palmeira parece estar inclinado para acções de visiblidade neste aspecto, exemplos disso foram as tentativas de abranger a sociedade em festas populares como a passagem de ano e o Carnaval, acções das quais, pelo que constatei foram estrondosos sucessos.

Um repto lançado e repetido na Blogosfera nos ultimos dias:

"Repto:

Queremos que exista em Leça da Palmeira um Roteiro Cultural
Siza Vieira, conhecido Internacionalmente e que atraia estudantes de
Arquitectura de todo o Mundo e que a Casa da Quinta de Santiago
ustente documentalmente esse circuito.
Queremos que se crie uma Sinalética Siza Vieira, própria, para assinalar
as obras do nosso Arquitecto e o itinerário para as suas visitas." - por José Modesto




Um Roteiro Cultural poderia fazer muito mais pela cidade que o "roteiro" das bicicletas (vulgo ciclovia cujo tema abordarei noutra altura)

Piscina das Marés, Casa de Chá.. sim, parece-me que um dos locais mais emblemáticos para criar algo acerda de Siza Vieria seria em Leça da Palmeira e o Museu da Quinta de Santiago precisa de motivos locais para sobressair e para se fazer sentir enquanto museu. Atenção, num parentisis é necessário referir  que o Museu da Quinta de Santiago foi reconstruido não por Siza Vieira mas por Fernando Távora, tal como a vizinha Quinta da Conceição.. só para não induzir ninguem em erro, pois muitas vezes é referida a obra de Siza Vieira na Piscina da Quinta de forma um pouco leviana que dá a entender que toda a Quinta foi obra dele.

Faz sentido. Concordo.  A influencia de Siza na arquitectura é reconhecida a nivel Internacional e na Universidade do Porto existem seguramente bastantes estudantes que aproveitariam a existencia desta "ferramenta".

No entanto o Roteiro Cultural e a temática do Museu não se deveriam resumir a um aspecto arquitectónico, por um lado porque não se deve colocar os ovos todos no mesmo cesto. Existe sempre o risco como em qualquer inciativa da mesma falhar, de não conseguir vingar, perdida nas capacidades divulgadoras da temática. A arquitectura não tem a mesma dimensão que tem o futebol ou os concursos televisivos.. neste momento e com a Febre com o jovem Filipe Pinto penso que num imediatismo pragmático teria mais visitantantes um Roteiro do vencedor dos Idolos Filipe Pinto que um Roteiro Cultural Siza Vieira.



Por outro lado, Leça da Palmeira tem potencialidades Culturais por explorar.
Se é certo que não à motivo nenhum para o Mar à Mesa ser exclusivo do outra lado da ponte, a animação nocturna e diurna dos nossos bares, os nossos Barbeiros (sim lerem bem Barbeiros), o desporto praticado pelos vários clubes em Leça, a criatividade dos nossos jovens musicos,..  ! Mas estou a divagar e parece que desta forma abri um pouco do livro dos temas que virei a tratar no futuro!

Música para esta semana...

È certo que estamos tudos fartos de cheias e inundações, como tal e para exprimentar uma funcionalidade do Blog, lanço uma música "quente"

http://www.youtube.com/watch?v=BGvd-C7bw8g


Comissão Europeia Obriga CMM a devolver 418mil euros

E o dinheirinho tem de ser devolvido até ao final desta semana porque nisto de contas a UE não deve gostar de esperar..

A noticia é avançada hoje no JN e em vários orgãos de imprensa..

Podem consultar tambêm o Blog Matosinhos On-Line para informações adicionais!

Leça da Palmeira


Lessa da Pameira - por indisponiblidade do nome Leça nos caracteres do servidor de Blogg tentará ser um local com informações e contributos sobre Leça da Palmeira.



Já muitos tentaram e vários falharam.. este Blog será apenas mais uma tentativa!