Powered By Blogger

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Embargado arranjo na marginal de Leça

Embargado arranjo na marginal de Leça

A construção do bar da praia da Senhora, em Leça da Palmeira, Matosinhos, foi embargada pela Câmara, devido ao processo de classificação da Casa de Chá, desenhada por Siza Vieira. Quase toda a marginal está transformada em estaleiro, com obras sem fim à vista.




Alguns metros à frente do Farol de Leça, onde prosseguem os trabalhos de beneficiação da marginal, a construção do bar da Praia da Senhora, detentora de bandeira azul desde o ano passado, foi interrompida. O concessionário confirmou, ao JN, que "a obra que arrancou um Dezembro deveria estar pronta em Abril para começar a funcionar no início da época balnear". Só que em Março, a Câmara reuniu com o dono e com o empreiteiro, decidindo "parar a intervenção", disse o mesmo responsável.


foto ARTUR MACHADO/GLOBAL IMAGENS


Desde essa altura, o concessionário da praia da Senhora - que fica paredes meias com a Casa de Chá da Boa Nova, da autoria de Siza Vieira -, "desconhece qual a razão da obra estar parada". "Já corri todos os serviços na Autarquia e ninguém diz nada", acrescentou.



O presidente da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto, explicou, ao JN, que a "Câmara constatou que a obra não tinha um parecer do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR)" e, por isso, "foi embargada pelo facto da sua localização interferir com a Casa de Chá, edifício em vias de classificação como monumento nacional.



Mas o cenário agrava-se quando o concessionário sabe que, sem o bar, não conseguirá no Verão "assumir os compromissos de alugueres de barracas que já tinham sido acordados com vários infantários". Pior, "sem quartos-de-banho, a praia da Senhora, com o galardão de bandeira azul, também não será aprovada".



No entanto, o presidente de Câmara de Matosinhos afirmou que "haverá uma reunião com os técnicos do IGESPAR e responsáveis da obra", sublinhando que "haverá soluções alternativas para a Praia da Senhora", com recurso a "equipamentos provisórios".



A mesma incerteza é vivida pelos proprietários do restaurante Bar Azul. O edifício com 34 anos que está na arriba da Praia da Conchinha (que este ano também ganhou bandeira azul), está para ter novas instalações há mais de 15 anos. Porém, o projecto que criará de raiz um novo imóvel, alguns metros atrás do actual, ainda está por licenciar.



Também o passadiço entre a praia Azul e a praia do Aterro está por concluir. Logo ao lado, uma retroescavadora apressa-se a remexer terras. Intervenção, essa, que pretende requalificar a Ribeira da Guarda. E, no Cabo do Mundo, a construção do parque de estacionamento de Perafita parece longe do fim.



Guilherme Pinto assegura que "tudo está a decorrer dentro da normalidade". Ainda assim, o autarca reconhece que "em oito quilómetros de marginal haverá que compatibilizar obras com época balnear".



In JN

terça-feira, 18 de maio de 2010

Bando de Pombo Torcaz em Leça da Palmeira



Deixo aqui umas fotos para um Bando de Pombos-Torcaz que já algum tempo se passeiam em Leça da Palmeira.

Esta espécie de pombo está registada ncomo existente no Parque da Cidade (será que fugiram de lá?); Estuário do Minho, Guimarães e Serra da Peneda.

È um Pombo que migra no inverno e nos chega do Norte da Europa.



"
Pombo-torcaz é a designação comum da espécie Columba palumbus L., o mais corpulento de todos os pombos, chegando a medir mais de 40 cm.
As penas do pombo-torcaz são cinzentas na parte superior e rosadas na parte inferior. A cauda termina numa faixa preta ou cinzento-escuro.

O pombo-torcaz é granívoro, alimentando-se de sementes e grãos diversos.
O pombo-torcaz nidifica construindo uma plataforma de ervas e de ramos sobre árvores altas. A postura é de dois ovos brancos, os quais são incubados durante 17 dias, alternadamente pelo macho e pela fêmea."



Para quem não consegue identificar pelas fotos, foram tiradas à saida da ponte móvel, quem segue para a direita...

terça-feira, 11 de maio de 2010

Bandeira Azul na Praia de Leça?

Bandeira Azul na Praia de Leça?

Numa altura que em todo o pais tem bandeiras vermelhas hasteadas na rua, Leça da Palmeira candidatou a sua praia a ser Bandeira Azul... resta saber se cumpre os requesitos minimos...

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Despedimentos na Exponor de Leça da Palmeira

Despedimentos na Exponor de Leça da Palmeira

“Elementos da Autoridade para as Condições de Trabalho visitaram a EXPONOR numa inspecção motivada por pergunta do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda ao Governo.



Face às notícias vindas a público segundo as quais o Presidente da AEP afirmou que durante o corrente ano seriam despedidos 50 trabalhadores, depois de já outros tantos terem cessado a relação laboral naquela unidade de Leça da Palmeira o Grupo Parlamentar do BE questionou o Governo sobre o assunto admitindo a hipótese de existir de “assédio moral” sobre os trabalhadores; tal hipótese, contudo não se verificou.



De acordo com a resposta do Governo (que pode ser consultada em http://www.parlamento.pt/ActividadeParlamentar/Paginas/DetalhePerguntaRequerimento.aspx?BID=53188), a ACT confirma a intenção da AEP em proce-der a despedimentos de trabalhadores quer da própria AEP quer de empresas participadas por aquela Associação.

A ACT emitiu, entretanto uma Recomendação no sentido de a AEP precisar “no espaço e no tempo as categorias/trabalhadores/departamentos envolvidos” nos processos de despedimento, por forma a evitar afectação do “normal equilíbrio e a manutenção harmoniosa das relações/prestação de trabalho”.







Ferreira dos Santos

Membro da Assembleia Municipal

(in JM)